Licenciatura em Ciências Sociais
O curso de Ciências Sociais confere diploma na modalidade de licenciatura em Ciências Sociais. Tem como proposta pedagógica possibilitar ao futuro Cientista Social colocar-se de forma criativa e crítica diante de demandas e desafios da sociedade contemporânea. Como as teorias sociais, que se constituem num corpo de indagações a respeito da vida social, emergem de uma pluralidade de sistemas de interpretações e prefigurações da vida social, a formação do profissional em Ciências Sociais deve ser ampla e pluralista, tanto teórica como metodologicamente, tendo como suporte tanto os fundamentos epistemológicos da área, como os de fundamentos da formação acadêmico-profissional do bacharel. O Projeto Pedagógico do Curso proposto é balizado por três parâmetros. O primeiro é a isonomia, ou seja, a competência equilibrada das três disciplinas básicas: Antropologia, Sociologia e Ciência Política, como a busca de uma formação metodológica que contemple a historicidade de cada uma destas Ciências Sociais, que têm trajetórias específicas e métodos próprios.
Publico alvo
Estudantes com certificado de conclusão do Ensino Médio, universitários em geral, graduados e profissionais que desejam qualificar na área, professores que tenham interesse em realizar uma segunda licenciatura, e bacharéis e tecnólogos interessados em uma complementação pedagógica.
Objetivo
Apresentam-se a seguir os objetivos que norteiam a operacionalização do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais
Objetivos gerais
– O Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da FATEC objetiva formar professores de Sociologia para a Educação Básica, proporcionando aos alunos egressos uma formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico – a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia – e, ao mesmo tempo, habilitá-los para o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, para que estes possam estabelecer relações produtivas com a pesquisa, docência e a prática social;
– Formar o profissional, licenciado em Ciências Sociais, com uma sólida formação humanística. Esta se coloca, no projeto pedagógico, como o instrumental fundamental para a formação de profissionais versáteis que possam analisar criticamente a realidade e produzir um conhecimento que o habilite a atuar sobre ela, tanto na área acadêmica, como em áreas de planejamento, assessoria e consultoria para os setores público, privado e não governamental.
Direcionar o curso para um comprometimento com as realidades sociais, políticas e culturais que compõem a identidade brasileira.
Objetivos específicos
– Formar professores aptos a atuar e refletir criticamente sobre os problemas da realidade social, sobretudo brasileira;
– Desenvolver habilidades analíticas, interpretativas, argumentativas e discursivas, articuladas com questões de interesse político, social e cultural possibilitando aos alunos uma ampla formação humanística e técnica;
– Formar educadores para atuação na Educação Básica com competências a fazerem a gestão de processos educativos e a desenvolverem estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos autônomos e criativos capazes de produzir soluções para questões inerentes a sua realidade, vinculadas à construção de um projeto de desenvolvimento sustentável para o país;
– Preparar o aluno para uma visão crítica e uma capacidade analítica para estabelecer relações e conexões multilineares em situações diferenciadas;
– Desenvolver a habilidade de articular teoria, pesquisa e prática social;
– Preparar o aluno para trabalhar com equipes multidisciplinares junto a órgãos públicos e empresas privadas, organizações governamentais e nãogovernamentais, partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais;
– Preparar o aluno em planejamento e gerenciamento, requisitos necessários para o trabalho em consultorias e assessorias;
– Contribuir para a formação ética e o senso de responsabilidade social.
– Promover o espírito investigativo e o desejo de formação continuada entre os profissionais do ensino de Sociologia numa perspectiva crítica, reflexiva e contextualizada na realidade do Noroeste Paulista;
– Estimular na IES e demais parceiros ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão voltadas para demandas do ensino de Sociologia propiciando uma maior integração e troca de saberes e conhecimentos entre Universidade, Escola Pública e Comunidade.
– Promover atividades que propiciem a participação da comunidade, enquanto sujeitos, na perspectiva de integrar as atividades de ensino e pesquisa com as demandas da comunidade.
– Fomentar condições para que o ensino, a pesquisa e a extensão estejam articulados no processo formativo, de modo a proporcionar construção coletiva de conhecimento (ensino), resultados referenciados em estudos sistemáticos oriundos de problemas enfrentados pelos educadores (as) (pesquisa) e permanente integração / socialização / comunicação com a comunidade dos conhecimentos produzidos e sistematizados (extensão).
Conteúdo Programático
1º Semestre
Introdução à Sociologia – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica
Introdução à Antropologia – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica
Introdução à Ciência Política – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica
Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
Prática de Leitura e Produção de Textos – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
Total do Semestre: 20 Créditos | 120h Presencial | 180h EAD
2º Semestre
Teoria Sociológica I – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica | Pré-requisito: Introdução à Sociologia
Teoria do Conhecimento – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica
Sociologia e Educação – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica | Pré-requisito: Introdução à Sociologia
Informática Básica – 2 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais I – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Integradora | Pré-requisito: Fundamentos da Pesquisa em Ciências Sociais
Optativa – 2 Créditos | 30h EAD | Área: Integradora
Total do Semestre: 20 Créditos | 120h Presencial | 210h EAD
3º Semestre
Teoria Sociológica II – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Teoria Sociológica I
Teoria Antropológica I – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Introdução à Antropologia
Teoria Política I – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Introdução à Ciência Política
Psicologia e Educação – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais II – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Integradora | Pré-requisito: Laboratório de Pesquisa I
Total do Semestre: 20 Créditos | 240h Presencial | 60h EAD
4º Semestre
Sociologia Brasileira – 2 Créditos | 60h EAD | Área: Básica | Pré-requisito: Teoria Sociológica I
Teoria Antropológica II – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Teoria Antropológica I
Pensamento Político Brasileiro – 2 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Teoria Política I
Política Educacional e Educação Básica no Brasil – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
Didática – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica | Pré-requisito: Psicologia e Educação
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais III – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Integradora | Pré-requisito: Laboratório de Pesquisa II
Total do Semestre: 20 Créditos | 240h Presencial | 120h EAD
5º Semestre
Sociologia Rural – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Específica | Pré-requisito: Introdução à Sociologia
Antropologia Brasileira – 2 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Teoria Antropológica I
Teoria Política II – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Teoria Política I
Currículo e Escola – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica | Pré-requisito: Didática
Optativa – 2 Créditos | 60h EAD | Área: Integradora
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais IV – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Integradora | Pré-requisito: Laboratório de Pesquisa III
Total do Semestre: 20 Créditos | 180h Presencial | 180h EAD
6º Semestre
Tecnologias Educacionais e Processos de Aprendizagem – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
Sociologia Contemporânea – 2 Créditos | 60h Presencial | Área: Específica | Pré-requisito: Teoria Sociológica I
Sociedades Camponesas – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Específica | Pré-requisito: Introdução à Antropologia
Estado e Políticas Públicas – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Específica | Pré-requisito: Introdução à Ciência Política
Optativa – 2 Créditos | 60h EAD | Área: Integradora
Laboratório de Pesquisa e Prática Pedagógica em Ciências Sociais V – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Integradora | Pré-requisito: Laboratório de Pesquisa IV
Total do Semestre: 20 Créditos | 180h Presencial | 180h EAD
7º Semestre
Língua Estrangeira A I (Espanhol, Francês ou Inglês) – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
Oficina de Projeto de Pesquisa – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica | Pré-requisito: Teoria Soc. II, Teoria Antro. II, Teoria Pol. II, Lab. Pesquisa V
Avaliação de Processos Educacionais – 4 Créditos | 60h EAD | Área: Básica | Pré-requisito: Didática
Sociologia do Desenvolvimento – 2 Créditos | 60h EAD | Área: Específica | Pré-requisito: Introdução à Sociologia
Optativa – 2 Créditos | 60h EAD | Área: Integradora
Estágio Curricular Supervisionado I – 13 Créditos | 195h Presencial | Área: Integradora | Pré-requisito: Didática, Lab. Pesquisa V, Tec. Educacionais
Total do Semestre: 29 Créditos | 315h Presencial | 180h EAD
8º Semestre
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
História e Cultura Afro-Brasileira – 4 Créditos | 60h Presencial | Área: Básica
Estágio Curricular Supervisionado II – 14 Créditos | 210h Presencial | Pré-requisito: Estágio Curricular Supervisionado I
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 2 Créditos | 200h Presencial | Pré-requisito: Oficina de Projeto de Pesquisa
Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais – 2 Créditos | 285h Presencial
Total do Semestre: 24 Créditos | 805h Presencial
Sobre o Instrutor
70 Cursos
0 alunos